segunda-feira, 3 de maio de 2010

Zaroinha... Também!!!




A certa altura da vida você tem certeza de muitas coisas. E mais incertezas ainda. Um problema.
Mas, uma das melhores coisas é que você tem certeza absoluta e irrevogável de que tem muuuuuuitos defeitos.
Lá dentro do coração escondidos de todo o mundo, na cara - para todo mundo ver - e outros tantos escondidinhos em algum lugar e que você só revela para alguém em quem confia muito. Demais da conta. Outras vezes, nem sob tortura manifesta.
Eu acho que tenho defeitos demais. Muitas vezes nem gosto muito de me olhar no espelho. E acho que é por isso que gosto tanto de roupas. A maioria delas escondem meu corpo e revelam apenas algo curioso - a respeito da própria roupa, diga-se.
Muitas vezes eu me pego pensando no excesso de intimidade que acomete alguns casais... Estou passando por, digamos assim, uma adolescência tardia, tendo um bocado de acnes, coisa que nunca, jamais, em tempo algum eu havia tido na vida. Minha pele era uma das maiores qualidades que eu tinha. Muito branquinha, lisinha, aveludada... Linda - modéstia lá nas profundas do ser...
Daí então, eu fico imaginando que seria impossível e improvável que algum dia eu pedisse :"Meu bem, será que você poderia espremer essas espinhas?" Arg!!! Que horrível!!!
Gente, há um limite para a intimidade. Tem de haver!!! Para não se perder o encanto do mistério, sabe?
Eu não quero saber de certos detalhes dos quais eu também não gosto que saibam a meu respeito. Pelamordedeus!!!
E, quando eu digo isto, eu falo é de qualquer pessoa!!!
E eu lá quero saber que a criatura que eu nunca vi mais gorda teve um piriri daqueles???? As pessoas não tem a menor cerimônia em falar de certos assuntos. Eu, hein!!!
Imagine só quando se fala de um relacionamento a dois... Claro que eu não estou exagerando. E alguns acontecimento acabam se quedando em um acordo meio que tácito que os casais tem. Não falam a respeito daquilo, mas respeitam os limites do outro por sentirem que aquilo agride de certa forma.
Tenho celulite... E agora mais ainda depois que engordei um cadim. Isto é algo que não me incomoda. Posso falar nisto sem problemas, mesmo porque acabam por ficar escondidinhas debaixo das minhas roupas. E eu não uso tecidos que as mostrem para qualquer um. Nem pensar!!! Mas também não deixo de por um traje de banho por isso.
Isto é o tipo de coisa com a qual você não pode ter muitos grilos porque senão acaba atrapalhando na hora do bembom...
Sou desconjuntada. Outro defeito. Tiro praticamente todas as minhas articulações do lugar voluntariamente sem dor. Mas, o que poderia ser uma benção (perdeu o circunflexo? Será que há milênios? Nunca vou entender essas reformas ortográficas), acaba sendo curioso. Por exemplo, dançar pode ser um desastre se eu não me concentrar bastante. O fêmur sai do lugar. mas, também pode ser bem interessante este atributo que me rende uma flexibilidade natural. E eu nem quero saber o que se pode pensar a respeito disto... Não quero!!!
Eu nasci com cabelos encaracoladíssimos. Para mim algo que sempre foi um problema. Desde sempre. Daí que surgiu a mágica da escova progressiva e eu estou livre para molhar meus cabelos quando eu quiser... Ou, quando a grana permite - bem entendido.
Também nasci com pés tortos congênitos, algo que foi reparado antes mesmo de eu começar a andar...
E meus olhos são - como diz o Meu Lindo - "tortinhos"... E eu fico um pouco sem graça quando alguém percebe e me diz. Nas fotos 3x4 costuma ficar bem evidente meu leve estrabismo, que é algo que pouquíssimas pessoas percebem cotidianamente.
Confesso que não gosto muito. Mas, se não fosse assim, não seria eu.
Não gosto das minhas mãos. Acho meus pés muito grandes para minha altura, sem contar que tem joanetes e vivem constantemente rachados, não importa o esforço que eu faça para mante-los lisinhos...
Tinha uma pinta no lábio superior que eu amava. Tive de tirar. Agora, eu consigo notar uma pequena diferença que, aos olhos de todo mundo nem existe. Mas, para mim um lado ficou ligeiramente diferente do outro.
Também não gosto do meu nariz. Não. Não gosto...
Para mim, eu tenho os maiores culotes do mundo... Ah! Não gosto do que vejo no espelho. É isto.
Porém, não tenho problemas para me aceitar e me amar assim mesmo. Eu me cuido do jeito que dá. Apesar de, ultimamente, não estar ligando muito para minha alimentação que já foi bem mais saudável.
Por isso, a intimidade fica mais gostosa. E a convivência também. Porque a vida sem que nos amemos a nós mesmos é muito complicada. Pelo simples fato de que fica difícil permitir o outro conosco.
Tenho também outros muitos defeitos que escondo no meu coração e só mostro para pessoas que eu amo demais. Mas, dos que não se pode ver, a ansiedade é algo que eu não tenho problemas em dividir. E, depois de tanta coisa, ela piorou. Quem não me conhece de verdade, acha que eu sou calma... Engano. Escondo bem. Só isso. Mas, a intimidade faz revelar, e isto é bom.
Que fique bem entendido que não sou daquelas pessoas fresquinhas que acham tudo nojento. Só algumas coisas. Espremer coisas nos outros é uma delas. Tem dó!!! Ainda mais em público!!!
Mas, de uma coisa eu tenho mais certeza ainda do que dos meus defeitos e das - poucas - qualidades que tenho: Que é muito bom arrumar alguém que nos ame assim como somos. E que nos entende. E que olha nos seus olhos profundamente só para achar bonitinho aquilo que você não gosta muito de evidenciar. E, por isso mesmo, aperta sutilmente os olhos para dar, logo em seguida, um sorrisinho maroto, como quem está fazendo uma travessura do tipo olhar por debaixo da porta algo que alguém está tentando esconder.
Gosto das risadas que se seguem e dos olhos que eu aperto. Gosto. Muito.
É... Sou vesga, como uma certa criaturinha gosta de dizer. Sou zaroinha... Também.
E, se isto me faz ser eu mesma, que maravilha!!! Porque, até agora, não desejei ser mais ninguém que eu mesma.
Ufa!!!




7 comentários:

Sonia LookChiqueSim disse...

Parabéns pelo texto e de se aceitar!Difícil é a gente aceitar o que não gostamos em nós ou do mundo.
Amei seu blog!
Bjsss...milll...

Gaby Avelar disse...

Olá Gabi,

antes de mais peço desculpas por tomar a liberdade de enviar este e-mail, sou a Sara do Blog Essência Abstrata, fiquei com vontade de escrever depois de ler sua postagem a respeito de ti mesma e seus defeitos e qualidades "Zaroinha também" até dá para rir menina. Tocou me você contar com sua verdade os detalhes que não agradam tanto em seu corpo. Ao mesmo tempo tem no post um tom de seriedade, sim porque assumir certas coisas por menores que sejam não é para qualquer um, e também noto uma graça que fez me rir deliciosamente.
Você tem uma aparência muito bonita na foto do blog e pelas suas palavras nos diversos textos você me parece uma pessoa bastante sensível e não no sentido de fraqueza percebe?! sim pois sensibilidade não é fragilidade.
Pensei um pouco até decidi escrever e contar a você que tenho um defeito físico muito maior do que olhinhos tortos, tenho cifose, escoliose e lordose, tenho a coluna torta uma corcunda muito feia que já me deixou presa em casa muito tempo por medo e vergonha do que poderiam pensar, agora o que pensam fica muito distante do que sou e do desejo de viver e sair por ai, afinal quem disse que o certo é ser certo sem torturas, rsrsrsrs. Até tem um texto no Essência que eu escrevi e fala da minha aceitação e transformação apesar do defeito "Harmonia". Li seu post e senti em cada palavra o que sinto dentro de mim, o quanto é bom nos aceitarmos e ponto. Viver assm despreocupadas e amadas, sim pois assim como você tenho uma amor amigo, companheiro, que me aceita e ama os defeitos que me acompanham. Claro que em dias de tristeza tenho um pouco de receio e ando a tentar esconder com os cabelos soltos para que não percebam muito aquele osso avantajado, mas em outros dias vou a praia e de cabelos atados e nem aí, quem tiver olhos que vejam e quem tiver sensibilidade que respeite, e mais nada é viver assim imperfeito mas feliz que faz a diferença.
Como vê não poderia comentar no blog, pois ficaria por de mais palavras por lá.
Mas fica aqui minha admiração por você como mulher e ser humano sensível. Que sua em sua vida você cresça mais em qualidades para que estes defeitos fiquem cada vez menores, penso que quando aceitamos nossos defeitos é porque qualidades novas surgiram!

Muitos beijinhos e muita sorte na vida.

SARA

Gaby Avelar disse...

Poxa Sara... Desculpas pelo que????
Olha, eu é que fiquei muito sensibilizada com suas palavras magníficas.
Sabe, um dia na faculdade fazendo um trabalho a respeito do Maneirismo, eu fiz a comparação de uma poesia de Camões com música.
"Composta por consertos desiguais"... E eu parei um pouco para pensar a respeito disto e pensei em uma orquestra. O poeta discorria sobre a natureza e os "ásperos penedos". Quando analisamos as coisas de modo a dissecá-las, temos a tendência de ver só em parte. Mas são as partes que compõem o todo.
Assim, em uma orquestra, vários sãos os instrumentos. E várias são as melodias. Quando os instrumentos são tocados separadamente nem notamos, muitas vezes qual é a verdadeira música.
Mas, quando se juntam, que maravilhoso é.
Do mesmo modo somos nós. Eu me descrevi de modo "separado". Falei dos cabelos, dos pés, das mãos, dos olhos, etc. Mas, no todo, acho harmônico.
Só que o mais importante, ou a "melodia base" da vida está mesmo é no coração. Não me importa o que acham. As pessoas mais importantes para mim são, na verdade, aquelas a quem amo. Nem precisam me amar. Mas, se eu as amo, elas sim são importantes, e é a elas que mostro minha verdadeira melodia, minhas paisagens mais escondidas.
Ah, Sara! Como é bom saber que há gente sensível como você no mundo!!!
Muito obrigada por suas palavras. Estou sempre lá no Essência acompanhando você. Nem sempre dá tempo, é verdade. Afinal, tenho mais de 1000 alunos e, muitas vezes, acabo por ficar um bocado ocupada, sem tempo para nada.
Eu só gostaria de sua autorização para que eu publique seu e-mail lá nos comentários, posso?
Um beijão para você!!!

Gabrielle Avelar
"Mergulha no Horizonte de tua Alma... Emerge no Universo de tua compreensão..."

Gaby Avelar disse...

Gabi adorei sua resposta, é verdade muitas partes compõem nosso ser e a parte mais importante é o coração, é sentir, nesta vida tudo se sente...você pode postar sim o comentário, mesmo que nele contenha esta parte tão defeituosa minha rsrs, mas é um defeito físico impossível de esconder, e mesmo que escondesse dos demais não escondo de quem mais interessa: EU MESMA. Se eu convivo com isso quem são os outros para não aceitarem.
Vou seguindo os pedacinhos de você no blogspot, tenho certeza que muitas boas coisas virão...
beijinhos ♥

Sara

Cloeh disse...

Adorei seu texto,
eu tenho tantos defeitos só não comento-os porque não os vejo,;)

mas o que eu gostaria tanto de ter era ser zaroinha acho um charme,da o caso que minha filha seria zaroinha mas está usando óculos e reverteu quase que completamente o "charme" .

Agora as apresentações te vi no blog fufuquices e vim conhecer
já virei seguidora,ok?
bjs

Nathany Dyas disse...

Oun professora, lindo seu texto! Afinal, adoro lê seu blog! Vejo que você tem o dom de escrever, e tocar as pessoas com a essência e verdade de suas palavras. Que Deus te conceda sempre toda felicidade do mundo, alto estima e muitas qualidades!
E óh, to te seguindo!
Beijinhos ♥

NATHANY.

Alma disse...

Ótimo texto!
É a primeira vez que paso por aqui, e gostei muito!
Todos nós temos muitas coisas em nós mesmos que não gostamos, mas pude perceber que vc é linda!
Voltarei aqui mais vezes, seus textos saõ leves, ótimos de ler!
xero.