domingo, 18 de abril de 2010

Sem Vergonha. Nem Culpa!

Há pouco mais de 30 anos - ah, tá bom, quase 31! - eu nasci com o grande privilégio de ser brasiliense.
Outro dia eu vi junto com Meu Amor, uma camiseta que achei até muito bem humorada com a seguinte frase estampada: "Sou brasiliense. Mas, juro que sou inocente!"
De fato, os atuais acontecimentos nos fizeram perder o rumo. Acontece que não foi só o cenário político brasiliense que se sujou até a medula. O que nos deixa um pouco sem rumo é que o poder tem de acontecer por aqui.
É a Câmara Legislativa, o Buriti... E há quase 50 anos os 3 Poderes da República que tem nos envergonhado.
Sempre que dizemos que somos de Brasília, vem alguém comentar da lamentável situação política. Nunca - em toda a minha vida que já soma mais de 60% dos anos da Capital - alguém me falou da magnífica cidade que Brasília é.
Hoje amanheceu um lindíssimo céu azul. Desses que só acontecem por aqui. O céu daqui é de um azul indescritível!!!
E eu dizia o quanto eu amo a minha injustiçada cidade. E nós brasilienses é que somos os maiores culpados por tantos enganos, porque nos calamos diante de tudo o que dizem de nossa linda cidade.
Linda. Demais. É só olhar. É uma festa para os olhos. Tanto verde, tanto espaço, tanta amplitude. Um clima tão gostoso... Apesar da seca que nos assola boa parte do ano. Mas, que nos rende dias lindos, lindos!!!
É a cidade que tem um eixo que é Monumental. Não só no nome. Começa pelo fato de ter 6 faixas de cada lado. Passando pelo Setor Militar Urbano - um pouco recuado, decerto -, vemos a Igreja Rainha da Paz com suas janelas entrecortadas no concreto, e cujas formas nos lembram mãos erguidas em preces.
Mais à frente, o singelo Cruzeiro, lugar para se apreciar memoráveis ocasos. O Memorial JK, onde jaz nosso querido fundador e eterno Presidente, o Museu do Índio, a praça das fontes - que adorna os 3 Poderes da Capital - o Palácio do Buriti - sede do Governo do DF - o Palácio da Justiça - sede do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - e agora a mais nova sede da Câmara Legislativa do Distrito Federal - ainda desocupada.
Mais um bocado abaixo, no sentido Leste, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães - ladeado à esquerda pelo Parque da Cidade - o Clube do Choro e o Planetário.
Andando mais um pouquinho, a Torre de TV e sua feirinha maravilhosa!!!
A Rodoviária o Teatro Nacional, o Museu Nacional e a Biblioteca Nacional e, por fim, a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes com o lindíssimo "auriverde pendão da minha terra, que a brisa do Brasil beija e balança"!!!
Pensa que acabou???? Nem pensar!!!
Temos o novíssimo Setor de Autarquias Federais, onde ficam a Procuradoria-Geral da República, o Tribunal Superior do Trabalho o Tribunal de Contas da União, o Superior Tribunal de Justiça e o futuro Tribunal Superior Eleitoral. Todos projetados por Niemeyer. Lindos, lindos, lindos!!!
Há ainda as 3 pontes - cada uma mais magnífica que a outra: A ponte JK com seus 3 imponentes arcos, a Costa e Silva - projeto de Niemeyer que parece flutuar delicadamente sobre o Lago - e a Ponte das Garças - um pouco mais comum...
Sem contar o Lago Paranoá!!! Ah!!! Um dos meus recantos prediletos é o Pontão, onde eu posso ficar à beira dele, lá looooonge de muita gente ouvindo o barulhinho das águas calmas...
Não posso deixar de falar do CCBB um lugar super bacana para quem aprecia as artes...
Ai!!! E tem também o Setor de Autarquias... Com o prédio do Banco Central e o da Sede da Caixa Econômica Federal - só aqueles vitrais já valem a visita.
Opa!!! Não posso esquecer das Super Quadras... Que eu amo apaixonadamente... Principalmente a 114 Sul onde passei momentos maravilhosos da minha vida... E outros momentos nem tão maravilhosos assim.
E o Eixão???????? E aquele tanto de árvore!!! Cada época um espetáculo diferente: Quaresmeiras, Sibipirunas, Flamboyands, Ipês, Primaveras, Paineiras, Jacarandás Mimosos... E as frutíferas: Ingás, Jamelões, Jacas, Mangas, Amoras... E as demais: Pequis, Pau-Ferro, Sucupiras e outras tantas que eu nem sei o nome.
E o restante todo que compõe nossa Capital, que é rodeada por suas famosas Cidades Satélites, muitas até já existiam antes mesmo da inauguração, como é o caso de Planaltina.
Sobradinho e sua vista bucólica e seu friosinho, Taguatinga e sua efervecência, Brazlândia e sua calma, Lago Norte e Lago Sul e toda a sua sofisticação...
Brasília tem a alma grandiosa!!! Acolheu e acolhe filhos e filhas quem nem dela são, fora os seus.
Há mais de 30 anos eu tenho orgulho da minha cidade. Das suas faixas de pedestres respeitadas, da relativa limpeza - que precisa muito melhorar - da vida cultural que está só melhorando... Dos restaurantes maravilhosos...
É a cidade em que ainda se pode andar de mãos dadas pela rua. Que ainda se pode descer e levar o bebê para tomar sol. É a cidade em que se pode olhar para o horizonte e vê-lo, de fato. Pode-se ver até onde a vista alcança.
Apesar das obras intermináveis que a confusão política só fez atrasar, apesar do trânsito que só piora a cada dia, apesar de a cada chuva parecer que vamos ser encolhidos nas tesourinhas, apesar dos pesares é a cidade mais maravilhosa do mundo. E eu não poderia deixar de sentir o maior orgulho de dizer que sou daqui. Sou brasiliense!!!
E, estou louca para ver uma outra camiseta por aí estampada assim : "Sou brasiliense. Morra de inveeeeeeeeeeeeeeja!!!"

2 comentários:

Anônimo disse...

Bela homenagem à Brasília, Meu amor!
Certo dia, no restaurante do Tribunal, sentei-me ao lado de 2 servidores novatos, provavelmente vindos de outras cidades. Não pude deixar de ouvir alguns comentários sobre a nossa cidade: "esta cidade não tem nada pra se fazer", "o povo daqui é muito frio, é muito difícil fazer amizades"... Enfim, só "meteram o pau" em Brasília. Ah!, mas como deu vontade de me intrometer naquela conversa... Como deu vontade de me oferecer como guia turístico da minha cidade... Rs rs rs... Mas, sou muito tímido pra isso ou, talvez, seria um gesto de intromissão na conversa alheia, uma indelicadeza. Posso até concordar, em parte, que aqui é mais difícil de se fazer amizades, mas dizer que Brasília não tem nada pra fazer... Meu Deus, perdoai-vos, não sabem o que dizem! Será que esse tempo verbal está correto? Rs rs rs... Brasília, hoje, se compara aos grandes centros, como Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, etc, em todas as áreas, seja cultural, de lazer e gastronômica. Não fica nada a dever para essas outras cidades.
A única coisa que eu aceito que falem mal de Brasília é dos políticos, principalmente da nossa Câmara Legislativa. Quanto desperdício de dinheiro público! São um bando de safados-sem-vergonha! Aquilo é, realmente, a Casa do Espanto... Já pensou se não houvesse aqui tanta concentração de políticos? Ah, já estaríamos no paraíso... Tirando essa corja toda, acho que não há outra grande cidade no Brasil com tanta qualidade de vida (exclua-se os preços de moradia... Rs rs rs). Mas, não há nada melhor do que as Superquadras para se viver e criar os filhos. Nunca ouvi falar de um parque que tenha uma área tão grande quanto a do nosso Parque da Cidade. Já estive no Ibirapuera em São Paulo. É belíssimo, mas, com certeza, não tem a área tão extensa quanto ao de Brasília. Também não conheço outra cidade com tanta área verde. Como Brasília fica bela nos períodos pós-chuva, não é?
Bom, acho que você já disse as principais belezas de nossa cidade. Eu só estou reforçando algumas coisas, pois também amo esta cidade e daqui eu não saio, daqui ninguém me tira... Rs rs rs... Beijos! Parabéns por esta bela homenagem! Paulo.

Gaby Avelar disse...

Pois é, Meu Bem... Sei que acabei esquecendo de muitas coisas e recantos da nossa cidade. Ainda bem que encontrei em você o mesmo amor e os mesmos objetivos. Sabemos onde queremos viver. E isto, por si só, já é um grande passo. Pois, onde está nosso amor, aí também estamos nós, não é mesmo? Obrigada pela preciosa contribuição!!!